terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pensamento Sistêmico

Tudo começou no século passado, com a mudança de paradigma do pensamento linear para o pensamento sistêmico. O pensamento linear simplifica a realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta. Apesar de anteceder o pensamento sistêmico, é um conceito necessário e fundamental para algumas áreas do conhecimento que necessitam de uma abordagem de causa e efeito. Ocorre que esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções. Ou seja, não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Assim, surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente, possuem várias respostas e que muitas vezes são até contraditórias. Hoje, o conceito evoluiu de tal maneira que já temos computadores que estão sendo projetados para ’pensar’ de uma forma não linear, copiando os seres humanos na sua habilidade de pensar sistemicamente. Tomar uma decisão sem ter a visão do todo pode gerar decisões unilaterais, isoladas e pouco efetivas. Daí precede a necessidade de melhorar nossa capacidade de compreender o encadeamento das ações e dos elementos dentro de uma organização, treinando nossa habilidade de observar e gerando uma visão sistêmica.

Fonte e Matéria completahttp://romelzanini.blogspot.com/

Comentário: Pensamento Sistêmico é uma ferramenta que facilita a aprendizagem estratégica, o desafio de modelos mentais instituídos, o planejamento da mudança e a resolução de problemas complexos. O seu uso continuado resulta em melhoria na capacidade de perceber, no tempo e no espaço, as conexões e as consequências das ações estratégicas.

Victor Martins Fortes Nogueira

Um comentário:

  1. Essa mudança de paradigmas citada no post é essencial para a implantação da gestão ambiental e a disseminação da sustentabilidade no mundo.

    ResponderExcluir