sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LINHA DO TEMPO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA SOCIEDADE


A ânsia do homem pelo desenvolvimento e pelo poder e a constante necessidade de sobrevivência fez com que governos e empresas se mobilizassem, de forma inconseqüente, para a produção de bens de consumo, agredindo a vida de forma quase absurda. Problemas como a miséria, o aumento da temperatura do planeta, a escassez de recursos naturais e a diminuição da biodiversidade passaram a afetar negativamente a vida do homem, criando uma crise ambiental sem precedentes.
O fato é que foi preciso sofrer na pele para percebermos tal crise. Enquanto boa parte das pessoas do planeta continua alheia a tudo, vários grupos formados por cientistas, ONGs, governos, nações, empresas e consumidores estão se mobilizando para salvar a nossa casa comum.
Como forma de entender melhor os principais fatos que incluíram definitivamente a Sustentabilidade na vida das pessoas, os próximos parágrafos terão a missão de ilustrá-los dentro do que chamaremos de "Linha do Tempo do Desenvolvimento Sustentável".
Na década de 70, começaram a surgir publicações científicas a respeito dos desequilíbrios causados, na Terra, pelo avanço do modelo de industrialização adotado pelo homem.
Em 1983, as Nações Unidas criaram a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Presidida por Gro Bruntland, o trabalho da Comissão gera como resultado, em 1987, o "Relatório Bruntland" ou "Nosso Futuro Comum", como também ficou conhecido.  Outras Conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, como a Rio+5 e Rio+10, aconteceram respectivamente em 1997 e 2002 (Johanesburgo), objetivando revisar a implementação da Agenda 21, reafirmar compromissos e propor novas ações.
Em 1997, criou-se a Comissão da Carta da Terra. A idéia surgiu ainda na Eco 92 em função do descontentamento de organizadores da ONU e de Mikhail Gorbatchev, diretor da Cruz Verde Internacional, com o não aceite da Carta da Terra. Em 2000, no espaço da UNESCO, em Paris, a Carta da Terra foi aprovada. Segundo Leonardo Boff, a Carta da Terra é "um dos textos mais completos que se tem escrito ultimamente, digno de inaugurar o novo milênio. Ainda em 2000, a Organização das Nações Unidas promoveu a Assembléia do Milênio. Este encontro reuniu 191 delegações e contou com a presença dos principais chefes de estado do mundo. Em 2006, a ONU estipulou, ao Brasil, um nono objetivo: "igualdade entre brancos e negros". A intenção é que os estados membros das Nações Unidas não meçam esforços para cumprir os ODM (Objetivos da Declaração do Milênio) até 2015.
Também no final do século XX, a ONU lançou a idéia de parceria entre as Nações Unidas, ONGs e empresas com o objetivo de obter convergência entre as práticas do setor privado e valores universais. Podemos entender, baseado no descrito até aqui, que Sustentabilidade é a sustentação da vida no planeta, no seu sentido mais amplo, e o caminho a ser trilhado é o Desenvolvimento Sustentável.
O ponto de partida para esta linha do tempo foi uma das primeiras catástrofes ambientais graves que fez sociedade, governo e setor privado refletirem sobre o insustentável paradigma de desenvolvimento unidimensional..
-Flávia Dourado- 

Um comentário:

  1. Vários foram os fatores para o mundo chegar no nível de sustentabilidade que se encontra hoje. Apesar de não ser o suficiente, passamos por grandes mudanças e alcançamos objetivos surpreendentes.

    ResponderExcluir