sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Metodologia de checkland aplicada à implementação de produção mais limpa em serviço


Metodologia e programa de produção mais limpa

A demanda ambiental no setor de prestação de serviço tem sido tímida, mas com o crescimento do setor já aparece à necessidade de conhecer seus impactos ambientais e resolve-los, por isso as empresas devem se reestruturar responsabilizando por criar sistemas voltados à preservação de recursos.
A produção mais limpa é uma estratégia tecnológica permanente de ação preventiva que tem como objetivo evitar ou diminuir a formação de resíduos durante o processo produtivo. a produção mais limpa privilegia as soluções voltadas para a prevenção e minimização , sugerindo que as empresas atuem na fonte geradora , buscando alternativas para o desenvolvimento de um processo eco-eficiente, resultando na não geração dos resíduos, redução ou reciclagem interna e externa.
Um estudo demonstra que quando existem investimentos na P+L(produção mais limpa), verefica-se que os custos decrescem significamente com o tempo, resultado gerado a partir do aumento da eficiência dos processos, do uso eficiente de matérias primas, água e energia, e da redução de resíduos e emissões gerados.
A P+L pode ser adotada em qualquer setor de atividade e constitui-se de uma analise técnica, econômica e ambiental detalhada do processo produtivo, objetivando a identificação de oportunidades que possibilite melhorar a eficiência, sem acréscimo de custo para a empresa.
Uma organização só implanta o programa P+L se acreditar em seus benefícios e mudanças positivas que podem alcançar o sistema de produção de serviço
.A concepção de checkland para a solução de problemas visa as relações humanas, a construção social das decisões e ações e sua interação com o meio ambiente. O método checkland foca, a partir da comparação do sistema de produção atual com o modelo conceitual, a definir as ações necessárias para a adoção da P+L na empresa.
A metodologia checkland utiliza idéias de sistemas para a análise e soluções de problemas reais, permitindo determinar as modificações necessárias á resolução de problemas a partir da comparação entre sistemas correntes e o modelo conceitual.  Esta metodologia se baseia na abordagem sistêmica e a reflete, apropriadamente, tratando isoladamente cada aspecto de um problema, para se alcançar o sucesso do todo.
A metodologia de checkland , para a solução de problemas reais é composta de sete etapas:
1- analise da situação do problema
2-definição da raiz do sistema relevante
3-conceitualização
4-comparação e definição de possíveis mudanças
5-seleção das mudanças
6-projeto e implementação
7-avaliação

O uso da metodologia em questão justifica-se pela necessidade de se obter uma visão abrangente do processo de implantação do programa, de formar e encorajar todos os participantes da prestação de serviço a adotar o programa produção mais limpa (P+L).                                                                                                                                           


(publicado por Laura Pinheiro Borges)


Produção Mais Limpa na prestação de serviços


A implementação de ferramentas de gestão em empresas prestadoras de serviço deve ser dada de forma diferenciada devido às características inerentes ao setor. Conhecendo as principais características dos serviços, pode-se compreender e determinar as singularidades do seu gerenciamento.
As características diferenciadoras da prestação de serviços fazem com que seja necessário ter uma visão holística do sistema para incluir o cliente como um participante no processo, isto é, a presença do cliente no processo anula a perspectiva de sistema fechado. Uma visão sistêmica dos processos no setor poderá auxiliar na configuração do sistema de operações e direcionar o gerenciamento da organização.
Desta forma, o enfoque sistêmico auxilia o gerenciamento de problemas resultantes das mudanças e a resolução de problemas gerenciais, por meio de uma visão macroscópica da organização. Essa visão também é base da concepção de gestão ambiental, que permite visualizar a organização como um macro sistema que converte entradas em saídas que não agridam ao meio ambiente.
Como programa de gestão ambiental, a Produção Mais Limpa tem essa visão sistêmica, incorporando a idéia de redução da geração de resíduos ao processo produtivo em prol do uso racional dos recursos naturais. A P + L poderá auxiliar as empresas do setor terciário na obtenção de oportunidades de crescimento, priorizando a adoção de práticas ambientais e a alocação de capital e recursos para tais práticas, enfatizando a contínua melhoria de seu desempenho ambiental.
                                                  
  Benefícios da implantação de Programa de Produção mais limpa têm retorno garantido nas empresas que a utilizarem em sua rotina. Abaixo alguns itens relevantes:
• Redução de custos pela otimização do uso de matérias primas, energia, água e outros recursos,
•Maior eficiência e competitividade,
• Minimização dos danos ambientais e conseqüente redução de riscos e responsabilidades derivadas,
• Redução das infrações aos padrões ambientais previstos na legislação,
• Melhores condições de segurança e saúde ocupacional,
• Melhoria da imagem e aumento de confiança das partes interessadas,
• Melhor
relacionamento com clientes potenciais, com os órgãos ambientais, com a comunidade e outros públicos.

(publicado por Tereza Raquel Mascarenhas)


Aspectos gerais da metodologia de checkland


         A metodologia de Checkland tem como questão principal “o que fazer” ao invés de “como fazer”, pois com isso, ao invés de gastar o tempo procurando qual o problema, usam para procurar uma solução. Por conta disso, para a solução de problemas reais, a metodologia de Checkland é composta por sete etapas: análise da situação do problema; definição da raiz do sistema relevante; conceitualização, comparação e definição de possíveis mudanças; seleção das mudanças; projeto e implementação; e avaliação.
        Algumas pessoas importantes possuem certos pensamentos sobre a metodologia de Checkland, como por exemplo: Martins em 1998, quando afirma que a metodologia de Checkland consiste basicamente na percepção de uma situação dita problemática e desestruturada, em que são levantadas as percepções a respeito da situação para que se tenha uma definição clara da realidade que se deseja transformar, pela identificação de sistemas para análise da situação existente e a construção de um modelo conceitual. Outro exemplo é Barros Filho, em 2001, que dizia que é evidente a preocupação de Checkland em tratar a abordagem sistêmica como um caminho para a análise e solução de problemas reais, inclusive problemas pouco estruturados.
        E no final conclui-se que o uso da metodologia em questão justifica-se pela necessidade de se obter uma visão abrangente do processo de implantação do programa, de forma a encorajar todos os participantes da prestação do serviço a adotar o programa Produção Mais Limpa (P + L).

(publicado por Gabriel Meireles Lima)

Referências:




3 comentários:

  1. A metodologia de Checkland é uma maneira de mostrar que é possivel a aplicaçao de um processo produtivo ambientalmente correto, sem efeitos remediativos e sim preventivos, através de um estudo da empresa e seus processos. É um conceito que veio pra contribuir ainda mais para a responsabilidade ambiental das organizações!
    Abraço.
    Raphaela Aquino

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  2. Com o crescimento do número de empresas presta-doras de serviço, o uso de ferramentas que minimizem os impactos ambientais proporcionados por este segmento se faz cada dia mais necessário.

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  3. A demanda por procedimentos sustentáveis e mais limpos é crescente no nosso planeta. A metodologia de checkland é uma delas. Com ela os impactos são reduzidos e o processo é otimizado.

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